17.5 C
Sever do Vouga

Lendas de Sever do Vouga

- Fique em Casa -

TEM QUE LER

Lenda da Moura da Cerqueira

“No tempo em que os mouros dominavam esta região, uma moura muito grande e muito arrogante, quando dava os seus passeios levava o filho ao colo e uma roca para fiar o linho. Certo dia sentou-se na borda do caminho, para amamentar o filho e apareceram-lhe inimigos em grande número. Ela para se salvar transformou-se numa pedra moura. Ainda agora, os habitantes do Coval e da Cerqueira, em certas noites de Lua Cheia, ouvem os gemidos da moura.

Lenda do Tesouro da Cabreia

cabreia

“Há uma lenda que diz terem os mouros deixado cair uma grade de ouro no poço mais fundo da Cabreia, em Silva Escura. Segundo a lenda é possível recuperá-la com dois bois pretos e o livro de S. Cipriano, com uma reza que tem no dito livro. Foram os mouros que deram início, quando habitaram no ponto mais alto, ao lado da Cabreia, o Crasto.”

Lenda das Pedras Mouras

” Já contavam os antigos, que na Senhorinha havia umas pedras mouras. Um dia, um rapazinho, subiu a um pinheiro, para apanhar pinhas e, ao olhar para longe viu um homem com uma mulher às cavalitas. Ele pousou-a em cima de uma pedra e disse: – Fica-te para aí moura, até que beldruegas nasçam, cresçam e dêem semente. A moura desapareceu, transformando-se numa pedra, depois o rapaz tentou saber o que eram beldruegas. Deitou-lhe terra em cima da pedra e semeou as sementes. Tratou delas, regou-as, até que as beldruegas deram frutos. Quando estavam criadas, apareceu a moura e o rapaz…casou com ela!”

MAIS ARTIGOS

1 COMENTÁRIO

Os comentários estão encerrados.

- Fique em Casa -

ÚLTIMOS ARTIGOS