14.5 C
Sever do Vouga

A história do Rancho Folclórico de Sever do Vouga

- Fique em Casa -

TEM QUE LER

O Rancho Folclórico de Sever do Vouga teve o seu início em 15 de Outubro de 1977, tendo sido o seu principal obreiro o saudoso Flávio Martins Bastos.

A sua primeira aparição pública foi, em 2 de Julho de 1978, na festa da Nossa Senhora da Boa Viagem, nos Padrões, Sever do Vouga, tendo mesmo ultrapassado toda a expectativa.

Fez escritura pública em 15 de Outubro de 1982, que foi publicada no diário da república em 30 de Dezembro do mesmo ano.

O Rancho Folclórico de Sever do Vouga ao fazer o levantamento cultural do concelho, conseguiu reconstituir alguns trajes do seu povo. Os mais diversos são os de trabalho que englobam várias profissões. Assim temos: – os trabalhadores do campo, o resineiro, o serrador, o mineiro do Braçal, o barqueiro do Vouga, a carquejeira, a tecedeira, a fiandeira, a assedadeira, a leiteira, o serraninho, o feirante e negociante de gado, a doceira e a tremoceira.

Dos trajes festivos foram reconstituídos os de romaria, os romeiros, a serraninha em traje domingueiro, de ir à missa ou ver a Deus, de meia senhora, de teres e haveres, de lavrador rico e abastado e casal abastado de certa importância.

O Rancho Folclórico de Sever do Vouga tem por objectivos tornar conhecido o povo do seu concelho através da recolha, salvaguarda e divulgação dos usos e costumes, tradições, poemas, lendas ou crenças expressas em provérbios, contos, canções e danças do seu povo. Promover a solidariedade entre os seus associados, bem como a elevação cultural dos mesmos, tornando extensiva esta acção ao povo do seu concelho e onde puder chegar a sua presença ou influência. Divulgar junto dos jovens a cultura dos seus antepassados e alertá-los para a necessidade de preservar a sua herança cultural, assim como, combater todas as atitudes que conduzam ao desprezo, subvalorização ou até à ignorância da mesma.

Em face disso, têm sido convidados jovens a quem se incute o gosto pelas tradições populares e o seu significado cultural.

As danças e canções têm sempre um historial atrás de si. De um modo geral, as danças e os cantares eram efectuados durante as fainas agrícolas e no fim das mesmas, nomeadamente das desfolhadas e espadeladas, nas tardes de domingos e dias Santos, a caminho e no regresso de romarias.

O Rancho Folclórico de Sever do Vouga actuou em diversas festas e festivais, tanto a nível regional, nacional como internacional.

MAIS ARTIGOS

- Fique em Casa -

ÚLTIMOS ARTIGOS